Dica: Aprenda a evitar as filas enormes e demoradas nos Bancos

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Senha de horário nos bancos

Aos amigos, gente essa semana uma experiência que confirmou uma suspeita..

Há cerca de um mês eu entrei no Banco Itaú para fazer um pagamento e, quando vi o tamanho da fila, pensei: ‘Vou ficar horas aqui dentro’.

Foi quando me lembrei da lei que entrou em vigor na capital paulista (e no Brasil ), que regula o tempo máximo de espera em fila bancária. Salvo engano, são 20 (vinte) minutos em dias normais, e 30 (trinta) em dias de pagamento de pensionistas do INSS.

Assim sendo, solicitei a um funcionário a senha com o horário de entrada na fila, pois se o tempo excedesse, eu encaminharia o papelucho para a prefeitura multar o banco.

Entrei na fila, e notei que de repente aquele som que sinaliza caixa desocupado, começou a tocar com maior freqüência, e a fila foi diminuindo rapidamente.

Quando cheguei ao caixa, ele solicitou a senha para autenticar, e eu fiquei intrigado. No meio de tantos clientes, como ele sabia que a senha estava comigo?

Examinei então os dois horários, entrada e saída e constatei que foram 17 minutos de fila. Eu esperava ficar mais de uma hora. Percebi que quando eu pedi a senha, o gerente colocou mais caixas e o atendimento fluiu rapidamente.

Hoje, fui novamente ao mesmo banco e dei de cara com a mesma fila imensa. Não tive dúvida. Procurei um funcionário e pedi a senha. Ele, fazendo cara de bobo, perguntou: – ‘Que senha? Não tem senha. Entre na fila. ‘

Eu insisti. Ele disse que não sabia de senha alguma…

Procurei os caixas e notei uma plaquetinha discreta que dizia: ‘Se necessitar senha, solicite ao caixa’.

Pedi a senha ao caixa, e ele fez outra cara de bobo e disse: ‘Que senha?’
Parece que os funcionários já estão treinados a não fornecer a senha. Então eu exigi: ‘A senha que diz o horário que eu entrei na fila. É lei…’ O caixa meio contra vontade forneceu a senha e eu entrei na fila.

No início continuou lenta, quase não andava. De repente, o mesmo fenômeno, começou o som que não parava mais, e a
fila foi rapidamente diminuindo.

Quando cheguei ao caixa, desta vez não foi surpresa, ele pediu a senha pra autenticar, e após a autenticação, ele se virou para uma senhora que circulava por trás dos caixas, com cara de gerentona, e em resposta à pergunta dela de…’E aí? Tudo bem?’ O caixa respondeu. ‘BELEZA’.

Matei a charada! ‘BELEZA’ foi a constatação que o caixa fez. Fui atendido em 14 (quatorze) minutos.

E a gerentona então deu um sinal que eu entendi que seria para alguns dos caixas voltarem para os locais de onde foram retirados para atender ao público..

MORAL DA HISTÓRIA – Existe sim um número de funcionários nos bancos, suficiente para atender dignamente o público, porém eles são desviados para outras funções mais lucrativas, tais como vender seguro por telefone, enquanto os idiotas dos clientes ficam na fila.

Eu não fico mais.

Cada vez que entrar em um banco, exija sua senha com o horário. Vamos lutar por esse direito obtido. Não sejamos bobos… É só a gente divulgar e insistir para a lei ser cumprida. ‘

AFINAL ELES NÃO NOS POUPAM, cobram Encargos, Tarifas, Cestas, Taxas, todas abusivas tornando os Banqueiros os homens mais ricos do Planeta.

E vocês o que acham disso? Alguem já passou por esta experiência?

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21 Comentários

  1. Eddie disse:

    Os idiotas ficam na fila porque querem. A senha que eu peço no banco é a de acesso ao meu internet banking e não apareço mais lá. Quando compro algo pago com cartão e quando preciso de cédulas retiro no caixa eletronico.

  2. Marcelo disse:

    bom vai depois da internet. e caixas eletronicos faz anos que nao entro em fila de banco… mais assim que entrar lembrarei mto boa a ideia!

  3. Roberta disse:

    Ótima dica!!!
    Não sabia que o Itaú dava essa senha…eles não divulgam

  4. MarquinhO disse:

    vc tem certeza que é np brasil todo??
    foi bom saber!!!!

  5. Thiago disse:

    Artigo copiado do yahoo respostas de 3 anos atrás.. kkkk
    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20070710124112AA1jrYL
    que pelo menos vitou a fonte: Fonte(s):
    http://cigano.blogspot.com/
    que logicamente pode ser fonte de outra fonte..

    • Filipe di Filippo disse:

      Thiago, só esclarecendo, não tenho problema nenhum em citar a fonte, sempre faço isso desde que a fonte chegue até a mim também. Agora sair pesquisando na internet pra saber qual é a fonte é meio complicado, até pelo o que você mesmo falou, posso achar que tal site é a fonte, mas na verdade ele tb copiou de outro lugar.
      Por isso de vez em quando fico em falta com a verdadeira fonte. Espero que compreenda!

  6. ala disse:

    eSperiencia?

    Na minha cidade nunca sofri com esse problema, todo banco que vou tem a senha disponivel com horário logo no começo da fila.

  7. Melchior disse:

    Trouxa de quem fica em fila, 99% dos casos pode ser resolvido fora dos bancos, usando a internet, afinal, internet não serve apenas pra twittar.

    Ao invés de exigir senha pra atendimento, vá ao funcionário e peça pra ele cadastrar a sua senha de internet… e faça suas movimentações financeiras de casa, trouxa de quem vai ao banco enfrentar fila! kkkk

  8. Claudio disse:

    De fato, trouxa é quem usa internet banking, toma um vírus e depois tem que entrar com processo…

    Deixa de ser estúpido e ficar chamando os outros de trouxas.

    Direito está aí pra isso, ignorante é quem não usa dele.

  9. Lala disse:

    perdeu a manha. peça a senha e reze pra não ser atendido. se passar dos 20 minutos vc entra no pequenas causas e é ganha. numa dessa tu tira uns 2 conto

  10. baltazar disse:

    Véi… se você é cliente de qualquer banco, não se usa a fila de banco mais… só para quem não é cliente. O cliente faz tudo nos terminais e internet ou até mesmo via celular….Caso contrário existem correspondentes bancários.

  11. Mr. abott disse:

    Desculpe, mas falta indicar qual o Lei, Lei Complementar, Decreto que é esse. Quando se fala em legislação é importantíssimo citar a própria.
    Se vc não conhece e mostra a lei como saberei se isso existe mesmo e não passa de mais um viral?

  12. Jão disse:

    Balela pura. Fui coordenador de caixa por 1 ano e ñ temos mesmo funcionários no caixa. O lucro do banco possibilita q contratemos funcionários suficientes para atender o público com dignidade, mas como foi dito, os funcionários estão fazendo outras coisas, como vender produtos.

    Só q do jeito q vc expôs, é como se esses outros q surgem por mágica sejam caixas e q FORAM DESVIADOS para fazer as outras coisas.

    Sinto te informar. Se esse texto for real, eles são contratados com carimbo na carteira para fazer essas outras coisas e FORAM DESVIADOS para atender o caixa.

    Mas acho mto difícil ser verídica a história. Fornecemos senhas para os “consumidores conscientes”, demoramos mais que uma ou duas horas para atendê-los e depois pagamos multa.

    A lei diz que na segunda reincidência (leia-se terceira vez), a agência pode perder o alvará de funcionamento.

    Mas na real, se é ruim no banco, é pq mtas pessoas ñ tem outras alternativas, talvez por dificuldade de usar um caixa eletrônico, falta de acesso para a internet, teimosia pura ou sei lá. Mas traduza-se este último parágrafo: ruim com o banco, pior sem ele.

    Por isso, agência nenhuma perde o alvará de funcionamento por causa de multas reincidentes. Os órgãos administrativos sabem q isso só vai piorar o atendimento das agências limitrofes e correspondentes bancários à fins.

    E eu digo q se o cara q faz isso se acha esperto, está se achando à toa. Espero é quem usa os serviços via internet, terminais eletrônicos e cartões. Fila de caixa é coisa de aposentado, boy, analfabeto, usuários ñ consumidores de serviços bancários (leia-se pessoas q ñ tem condições de abrir uma conta-corrente), e advogados (q obrigatoriamente tem q passar lá para levantar alvarás).

    E mesmo aposentado, só se sujeita ao caixa pq tem teimosia em aprender.

    “Tá, mas minha conta atrasada é só no balcão”. Filho, conta atrasada é compromisso ñ honrado. Dane-se se vc tem uma boa desculpa. Vc deixa de cumprir o acordo da data e ainda quer refresco?

    Outra razão que acho difícil ser verídica a história, é q as ags. já são construídas para ter menos balcão de caixa. Mtas vezes, esse n. reduzido de caixa executivo já é o limite físico dos guichês, por ex. uma agência ter 20 funcionários, mas só dois guichês de caixa. Da onde vem essa “mágica” de aparecer mais gente, se ñ tiver guichê vazio? Pensa antes de inventar.

    E antes que alguém venha me xingar, eu digo: concordo q o atendimento ñ é digno, acho um absurdo se formos considerar o lucro dos bancos… mas fui recordista de bateria de caixa, fazendo 20% a mais de autenticações q os demais caixas. Minha parte para atender melhor sempre fiz e mesmo assim ouvia xingo da população em geral.

    Então, toma no cú 2h, 3h de fila antes de xingar ou reclamar de um caixa, seus teimosos. Hj em dia, só vai no balcão quem quer e a culpa de atender mal é dos banqueiros e não dos pobres caixas.

    Velho, nunca mais volto para essa função. Nunca mais.

  13. Marcos disse:

    Eu trabalho em banco e realmente tem gente que vai aos caixas pra sacar R$50,00, depositar um cheque achando que vai compensar mais rápido (??!!), pagar água e coisas assim. Muitos chegam antes das 9:00, ficam mais de uma hora na fila e outros chegam às 10:30 e são atendidos em 10min. Parece que o povo gosta de fila. Os chamados “correspondentes bancários” são uma mão na roda, só que tem banco mandando cliente pra farmácias, por exemplo, pra abrir contas. Isso sem falar na (falta de) segurança em locais como lotéricas, novo alvo de assaltantes. Se por um lado isso tudo ajuda a diminuir as filas, por outro, é uma forma dos FDP, digo banqueiros não terem que contratar mais gente, que aliás foi um dos motivos da greve dos bancários desse ano, sem falar é claro nas metas de venda de seguros e capitalização, onde eles preferem ter gente trabalhando, aumentando seus lucros e o povo, que se dane!

  14. catharina disse:

    pooo show de bola o post…
    agr além de entretenimento, o site tbm nos traz informações de utilidade pública…. e nos informa sobre nossos direitos. agora soh fikou faltando citar a fonte neh…=/

  15. ah loka disse:

    Aconteceu comigo este caso, apenas com algumas coisas diferentes. A um tempo atras fiquei 2 horas e 20 minuros numa fila em um banco. Isso msm 2h e 20min!!. E não tinha outra alternativa (lotérica, postos e etc). Aki na minha cidade, tdos os bancos fornecem senhas c/ horario logo na entrada, oq não adianta nada. Por conhecidencia, tive uma aula de legislação que falava a respeito dos bancos, e minha professora e advogada, me instruiu para pegar esta senha, e ao chegar no caixa, solicitar a autenticação, por que somente com esta senha, vc consegue dar entrada em uma ação contra o banco. E foi isso que eu fiz! Minha audiencia acontece agora dia 27/10, e pelo q minha advogada disse, posso ganhar de 1.500 a 3.000 reais. As chances de causa ganha são de 98%. :D

  16. Mione disse:

    Olha, eu não acho que isso seja 100% certo não, porque eu sempre que vou ao banco peço a senha e me dão de boa vontade, pelo menos no Bradesco, algumas vezes um funcionário do banco até distribui a senha para quem está na fila, o caixa nunca ficou mais rápido por eu estar com senha ou não, o que acontece as vezes é de quando a fila fica muito grande eles colocam mais caixa funcionando, mas isso independente da senha.

  17. Fabbio disse:

    Depois do Internet Banking nunca mais coloquei meus pés em um Caixa de Banco. Graças a Deus.

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